Aprenda a decorar uma sala de jantar maravilhosa

img-4

Decorar uma sala de jantar além da simples mesa com cadeiras pode parecer uma tarefa difícil, seja por falta de espaço, pouco dinheiro ou por estar sem criatividade. Assim, muitos esquecem como a sala de jantar é importante, mesmo sendo um ambiente em que a família ou amigos se reúnem para a refeição. 

Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a decoração da sua sala de jantar e trazer mais um cômodo aconchegante para a casa com materiais fáceis de encontrar sem gastar muito.

Quais cores escolher para decorar uma sala de jantar

O primeiro passo de uma decoração é escolher as cores que deseja. Mas encontrar a paleta de cores perfeita vai além do gosto, pois é necessário pensar em cores que deixem o ambiente agradável. Por exemplo, cores muito escuras podem atrapalhar na iluminação dependendo de como usadas.

Seja como for, as dúvidas mais recorrentes giram em torno de saber se a melhor opção é usar tons quentes ou frios, sendo tons quentes os que ficam na paleta de vermelhos, amarelos e laranjas, e os tons frios na de azuis, verdes e roxos.

Após decidir entre cores frias ou quentes, ou até mesmo misturar as duas, é interessante diminuir a paleta para facilitar na escolha do restante da decoração. Contudo, você pode optar por trabalhar tons sobre tons ou com mais de duas cores. 

O básico de uma sala de jantar

Selecionar os móveis bases de uma sala de jantar é uma ótima forma de começar a ir além do projeto: as mesas, cadeiras, aparador, se terá um bar ou cristaleira, qual tapete escolher ou não, sempre prestando atenção ao tamanho do espaço e na paleta de cores idealizada.

Existem vários tipos de mesas, com formatos redondos, quadrados e retangulares. As mesas redondas costumam caber mais números de assentos e ocupam um pouco menos de espaço que as mesas quadradas. Já as mesas retangulares são a opção mais escolhida para salas menores pelo formato permitir maior passagem ao redor.

Depois de escolher a mesa ideal, chega o momento das cadeiras. Os fabricantes costumam oferecer assentos para combinar com a mesa, porém, na decoração nada é uma regra. Sendo assim, inove com cadeiras de madeira, estofadas, de aço, e até mesmo bancos. 

Outro móvel importante para a decoração da sala de jantar é o aparador/buffet, especialmente se a sala não for de fácil acesso com a cozinha. Além disso, deixar todos os pratos e panelas no centro da mesa pode atrapalhar na divisão da superfície.

O que colocar de enfeite na mesa

Um costume entre as decorações de sala de jantar é ter um enfeite fixo em cima da mesa. As possibilidades variam entre fruteiras, vasos, flores, plantas, velas e bandejas. 

Esses enfeites adicionam um toque ao móvel e, dependendo da escolha, um ponto de cor diferente à decoração. 

Lembrando que na hora da refeição você pode aproveitar esse enfeite ou retirar momentaneamente, adicionando souplasts, toalhas ou um jogo americano para prepará-la.

Adesivo ou papel de parede para decorar uma sala de jantar?

As paredes da sala não podem ficar de fora da decoração, escolher de início uma ideia de como elas possam ser faz parte do planejamento. Entretanto, se você está desanimado por ter que recorrer sempre à velha tinta, optar por adesivos e papéis de parede trará novas opções.

Um tipo de desenho muito procurado para adesivos de parede de sala de jantar são os famosos galhos com flores e pássaros, perfeitos especialmente para colocar mais cor em decorações neutras.

img-5

Se o seu objetivo é ousar mais em detalhes modernos, adesivos de parede de formas geométricas como os triângulos são perfeitos para a sua sala, especialmente se aplicadas de maneiras além das convencionais fileiras. A geometria nunca sai de moda.

img-6

No caso de preferir decorar com papel de parede, os modelos que imitam texturas – como madeira e tijolos – estão cada vez mais em alta, por serem mais econômicos que os revestimentos verdadeiros. O melhor é que você não precisa aplicar em todas as paredes, escolher apenas a mais próxima da mesa dá um charme sem exageros. 

img-7

Placas Decorativas para sala de jantar

Decorar uma sala de jantar com placas é outra ideia sutil para quem aprecia as clássicas pinturas, todavia, quer algo mais fácil de encontrar por um preço menor. 

Placas decorativas com frases divertidas são ideais para quem ama receber visitas, e combinar mais de uma placa em sentidos diferentes é inovador.

img-8

Para preferências de estilos mais sérios, placas decorativas para sala de jantar com fotos e paisagens vão te encantar.

Onde comprar adesivos, papéis de parede e placas decorativas para sala de jantar

Com as lojas onlines é fácil encontrar adesivos, papéis de parede e placas decorativas sem precisar sair de casa, o que ajuda na hora de comparar se o desenho do material combina com o ambiente. Inclusive compras pela internet costumam ser mais econômicas.

Na Quartinhos temos todas as opções para você encontrar uma decoração maravilhosa do conforto da sua casa com a família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?