Dicas para organizar a volta às aulas dos seus filhos

Adesivo de Parede Lousa Pincelada

Sempre é bom planejar com antecedência a volta às aulas dos seus filhos. Com mais organização, as crianças terão um retorno mais fácil, sem grandes mudanças bruscas de rotina. E assim e poderão começar o ano escolar mais animados e vibrantes. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Como podemos fazer isso? Leia a seguir várias dicas para você organizar a sua rotina e a da criançada antes das aulas começarem:

Mude a rotina com antecedência

Mudanças abruptas podem fazem com que as crianças vão para a escola sonolentas nos primeiros dias. Se as crianças estão em ritmo de férias – e você também –, mudar a programação com alguns dias de antecedência é uma boa estratégia.

A dica é começar a alterar a rotina diária na semana anterior. Reorganize horários, procure fazer com que eles levantem mais cedo e durmam mais cedo, procure ajustar o relógio biológico dos pequenos. Esse ajuste pode levar um certo tempo. Por isso, seria muito positivo iniciar esse novo ritmo já na semana anterior.

Deixe um calendário bem visível

O uso de um calendário, colocado em um lugar de destaque, onde todos possam ver, pode ajudar bastante à criançada. Você pode utilizar um calendário de parede com toda a programação semanal e criar uma rotina diferente para a semana que antecede as aulas. Estes calendários são ótimos para anotar as atividades e seus horários.

Adesivo de Parede Lousa Calendário
Calendários em adesivo de lousa são mais fáceis de alterar os eventos

Preparem juntos o material escolar

Preparar o material escolar junto com os filhos pode ser uma boa maneira de ajudá-los a “entrar no clima” de volta às aulas. Nessas horas, vale a pena separar todos os livros, cadernos e materiais e reuni-los para participem da preparação.

Uma dica bacana é usar etiquetas escolares personalizadas com o nome dos seus filhos. Você pode encomendá-las sob medida e depois aplicá-las em livros, cadernos, canetas, réguas etc. Eles vão adorar!

O quarto das crianças está pronto?

Quando as aulas começam, as crianças passam a trazer para o quarto muito mais materiais do que na época das férias. Mochilas, casacos, cadernos, estojos etc. podem ficar espalhados pelo quarto e aumentar a bagunça.

A dica é ensiná-los a manter os materiais organizados, e ao mesmo tempo, providenciar os materiais que eles precisam para que guardem cada coisa em seu lugar. Você pode instalar no quarto dos pequenos diversos organizadores de materiais, como livreiros e ganchos de parede. Com eles as crianças poderão ganhar disciplina e ordem na hora de guardar materiais e peças de roupas.

Organizador Revisteiro de Parede Infantil Verde Grama
Livreiros de parede são ótimos organizadores para o quarto dos pequenos

Não se esqueça do uniforme ou roupa para a escola

Este é também um aspecto que não pode ser deixado para última hora. É importante verificar, com uma certa folga na agenda, se os seus filhos têm roupas ou uniformes adequados para as aulas que vão começar. Eles costumam perder peças de vestuário com muita rapidez nessa fase da vida, e é importante avaliar com antecipação se todas estão adequadas para as aulas, pois a gente sabe quanto custa um ajuste de roupa não é verdade.

Anote o que é importante lembrar!

Nessas mudanças de rotina sempre precisamos anotar lembretes, recados e avisos, tanto para nós quanto para os pequenos. Uma dica é usar adesivos para parede de lousa, onde você pode escrever, com giz, os recados mais importantes para que ninguém se esqueça. Assim eles não serão surpreendidos com alguma mudança na programação e vão organizando os seus dias para a volta às aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?