Decoração monocromática

Adesivo de Parede Triangulos Tons de Cinza 121un

Decoração monocromática? Isso existe mesmo? Claro que sim e ela ainda é tendência no design de interiores, porque se trata de um estilo que utiliza uma única cor para compor todo o ambiente. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Existem pessoas que torcem o nariz e acredita de verdade que essa combinação possa ficar cansativa e sem graça. Mas o segredo que vamos revelar para você aqui é que com o uso certo das tonalidades e com muito equilíbrio, é perfeitamente possível apostar nesse desafio e criar um espaço charmoso e com toda a personalidade.

Agora vamos te mostrar as principais regras e dicas para conseguir montar uma decoração monocromática dos seus sonhos e da cor que você preferir, acompanhe só! 

 

Passo a passo para a decoração monocromática

1. Escolhendo a cor da decoração monocromática

Para criar uma decoração monocromática perfeita, é preciso escolher qual melhor cor para aquele ambiente. Você precisará identificar a pigmentação que mais tenha a ver com o seu estilo. Para isso é necessário lembrar que tons neutros, como branco, bege ou cinza, são mais fáceis de adaptação em um espaço. Já os mais vibrantes, como vermelho, laranja ou amarelo, precisam de um pouco mais de cuidado na decoração.

Outro ponto a se levar em consideração é o ambiente em questão. Tenha em mente que as cores mais fortes e chamativas não combinam com cômodos destinados ao descanso. Prefira apostar nessas tonalidades em áreas com grande fluxo de pessoas, como a cozinha, área gourmet e sala de jantar.

2. Pode focar no degradê

Para obter uma decoração monocromática perfeita, aposte no degradê sem medo. As pessoas que tendem a achar esse tipo de decór sem graça e enfadonho é porque acreditam erroneamente que tudo precisa ter a mesma tonalidade unicamente em todo o ambiente.

Por isso que a intenção é escolher uma cor apenas e brincar em todo o ambiente com as variedades de outras tonalidades da matiz principal. O efeito degradê vai deixar o visual mais sofisticado e elegante também, fugindo totalmente da mesmice e do entediante.

Para um ambiente de cor neutra, você pode investir em um sofá branco e incluir cortinas, tapetes e almofadas em tons de bege ou cinza. Além de sofisticado, o seu espaço ficará aconchegante e muito charmoso!

As tonalidades mais saturadas (ou intensas) devem ser utilizadas em superfícies pequenas. Por outro lado, as cores claras são indicadas para superfícies maiores.

Adesivo de Parede Corações Tons de Rosa 5cm 55un
Decoração monocromática com tonalidades em rosa

3. Aposte em objetos grandes 

O conceito “menos é mais” se aplica perfeitamente na decoração monocromática. Sabemos que a regra de ouro a seguir é sempre usar de equilíbrio e bom senso na hora da composição dos elementos. Por isso, não há nenhuma necessidade de poluir visualmente seu ambiente com centenas de objetos. 

Use como alternativa, investir no uso de peças grande. E aí, pode-se focar nos móveis, como mesas de centro, sofás e estantes, ou então, nos objetos mesmo, como almofadas, luminárias de chão, relógios de parede ou um quadro grande. Ao usar poucos itens você dará destaque ao mais importante e ainda evitar que o ambiente fique sobrecarregado.

4. Planeje bem antes de comprar

Antes de sair comprando móveis e objetos decorativos a torto e a direito, faça um planejamento de como será seu ambiente a utilizar a decoração monocromática. Ele é muito importante para te ajudar a decidir de forma não precipitada o que será importante e o que não terá serventia.

Pesquise e analise cada item. Faça perguntas e observe se aquela tonalidade vai realmente se adaptar bem ao cômodo que você deseja decorar. Para facilitar, tente imaginar a peça em outras variações de cor. Assim, você terá mais certeza de que a sua escolha foi a correta.

Viram como é fácil montar uma decoração monocromática? Com certeza, essas dicas vão lhe ajudar muito a deixar seu cantinho do jeito que você sempre sonhou! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?