Inspiração de decoração – Estilo decoração francesa

Papel de Parede Arabesco Oriental 57x270cm

A cultura francesa é referência de sofisticação e minimalismo ao redor do mundo. Cultuada principalmente por toda a sua atmosfera romântica, a França traz arquitetura e design centrados em séculos de muita história e desenvolvimento de movimentos artísticos. Dentro da arquitetura e do design franceses, nós encontramos patrimônios que vão da arte românica e gótica até o modernismo; e com toda essa riqueza de cultura, nós não podemos resumir a Decoração Francesa a um único estilo.

Então, se você deseja conhecer um pouquinho mais sobre o design de interiores francês, tão lindo e recheado de história, você está no lugar certo! Aqui neste post, a Quartinhos te ensina sobre os principais estilos decorativos franceses e te dá algumas dicas de como aplicá-los no visual do seu lar!

Decoração Francesa – Provençal

A Decoração Provençal teve origem no sul da França, durante o século XVI. O estilo surgiu na vida campestre, através do desejo dos camponeses de decorar suas casas tendo como inspiração o visual das residências nobres. A decoração adaptada dos camponeses ocasionou em um novo estilo, que alinhava elementos rústicos, românticos, naturais, e elegantes. Assim, criando um interessante contraste entre eles e uma atmosfera extremamente elegante e caseira.

Na Decoração Provençal, nós podemos observar a forte presença de flores, as responsáveis por trazerem ao local um toque romântico e suave, que equilibra-se com o rústico dos móveis. Feitos em madeira, eles têm uma aparência mais antiga, cores fortes, e marcam presença no ambiente! Os detalhes ao redor, assim como as flores, também trazem suavidade ao local, em tons e estampas em cores claras e delicadas. Objetos como lustres e espelhos, por sua vez, marcam a sofisticação do espaço, com muito charme e elegância.

Embora a Decoração Provençal transmita muito conforto e aconchego, é muito importante tomar cuidado para não cair em exageros. Portanto, não se esqueça de tentar equilibrar as cores e os detalhes, a fim de garantir uma maior harmonia no visual do cômodo. Caso seus móveis sejam de madeira mais escura, contraste-os com detalhes em tons pastéis e flores de cores mais claras. Esta combinação, além de interessante, é equilibrada, sofisticada, e garante a você um ambiente muito gostoso de se estar e descansar!

Para combinar com móveis brancos, você pode investir em móveis off white e destaques em tons de rosa e verde, ambos mais desbotados. De novo, as flores devem ser de cores claras, como branco e rosa. O local, com esses elementos, tende a ficar muito charmoso e aconchegante. Em outros casos, se o seu desejo é aplicar apenas algumas referências provençais, você pode apostar em um visual monocromático, como branco e bege, e espalhar pelo local alguns elementos próprios do estilo, como os espelhos, lustres e pendentes que sejam projetados dentro do estilo.

Papel de Parede de Flores e Pássaros 2,70×0,57m
A decoração provençal traz consigo diversos elementos da natureza, sendo as flores o seu destaque.

Decoração Francesa – Art Nouveau

Art Nouveau foi um movimento artístico desenvolvido na Europa durante o fim do século XIX, até o fim do XX. Nele, destacavam-se as linhas sinuosas, arabescos e formas florais, que contrapunham-se à estética de produtos industriais, dando um toque romântico e mais suave aos locais decorados.

Na decoração da Art Nouveau, encontramos móveis e corrimãos trabalhados em formas de traços finos, sempre curvados e extremamente charmosos. Delicados, eles têm uma leve presença no ambiente, e dão uma atmosfera romântica ao local. Além de ser visualmente muito agradável, a Art Nouveau traz consigo uma deliciosa sensação de conforto e aconchego com seus graciosos arabescos.

Com relação às cores, nós podemos observar forte presença de tons terrosos e mais claros. O verde também pode ser percebido em alguns casos, e todas essas cores em conjunto carregam muita harmonia, e equilibram-se perfeitamente, sem causar qualquer cansaço visual ou exageros. Lustres e abajures também podem ser utilizados para trazer focos de atenção em alguns cantos específicos, e a presença de vasos de flores claras, como rosas brancas, são ótimas apostas para complementar e trazer mais vida à aparência do espaço.

Papel de Parede Arabesco Rosê Gold 57x270cm
A decoração com arabescos é uma ótima aposta para deixar sua casa com um toque francês e muito romântico!

Decoração Francesa – Art Déco

A Art Decó teve início na década de 20, afirmando-se tanto no design de interiores, quanto na arquitetura e em outros campos da arte, como o cinema. Tinha como proposta trazer uma nova estética decorativa, e contrapunha-se aos conceitos da Art Nouveau, trazendo uma maior valorização ao estilo industrial, bem como o formato propício para uma maior e mais rápida produção em massa dos artigos decorativos. Prezando pela simplicidade da forma, a Art Déco é constituída por formatos geométricos e, junto a eles, pode vir acompanhada de representações femininas e de animais.

Dentre os estilos da Decoração Francesa, a Art Déco é a opção perfeita para quem quer um ambiente moderno e com uma atmosfera vintage. Aqui, os lustres ainda estão em posição de destaque, e móveis como cadeiras e mesas ganham uma estética mais simétrica, seguindo formas geométricas e simplificadas, dando um toque minimalista à decoração. O uso de cores na Art Déco é mais variado; ainda que os ambientes decorados sigam um visual, em sua maior parte, monocromático, nós observamos neste estilo uma maior preocupação em aplicar tons diferentes sobre os já destacados. Assim, você cria diferentes formas de contrastá-los e interessantes focos de atenção.

A Art Déco é elegante, sofisticada, e suas combinações de cores criam belíssimos contrastes extremamente equilibrados. A visualização desse estilo de decoração é confortável, e nos passa uma sensação deliciosa de organização a partir da simetria de seus detalhes. Embora a proposta da Art Déco tenha sido uma maior simplificação dos móveis e artigos decorativos num geral, nós ainda conseguimos construir ambientes ricos em detalhes e com um belíssimo toque minimalista que nos aproxima de toda a elegância da cultura francesa.

Papel de Parede Cinza Geométrico Adesivo 2,70×0,57m
Os formatos geométricos são muito característicos da Art Decó, e você pode ambientar o cômodo dentro do estilo através deles.

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre os estilos de decoração da França e deseja aplicá-los no visual da sua casa? Não esqueça de conferir os produtos da Quartinhos no nosso site e adquirir aqueles que te ajudem a criar uma atmosfera preferida! Nas nossas categorias de papel de parede, por exemplo, você encontra modelos perfeitos para decorar e te aproximar ainda mais do charme francês! Conheça agora mesmo nossos produtos e encante-se por eles você também!

Siga a Quartinhos nas redes sociais: FacebookInstagramPinterest e Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?