Como limpar Papel de Parede

Adesivo de Azulejo Francesco

Como limpar Papel de Parede? Essa dúvida surge na cabeça de muitas pessoas na hora de escolher redecorar sua casa e optar pelo papel de parede, melhor custo benefício e manutenção. Sem quebra-quebra de reformas trabalhosas e caras. Tudo muito mais prático e econômico! 

Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Dicas de Como limpar Papel de Parede

É importante lembrar que se você aprende Como limpar Papel de Parede de acordo com as instruções do fabricante, a durabilidade dele pode chegar a até 10 anos!

A principal preocupação que você deve ter com o seu papel de parede é com a umidade, ela é a principal vilã de toda a história, porque a maioria das colas de papel de parede são solúveis em água, portanto, o excesso de umidade poderia reduzir sua capacidade de adesão. Outro fator a ser levado em consideração é a incidência direta do sol para que o papel não fique desbotado rapidamente.

O cuidado apropriado varia de acordo com o material que ele é feito. Fibras naturais, por exemplo, são mais delicadas e não devem ser molhadas – a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Porém, algumas fibras naturais permitem limpeza com um pano levemente úmido. Já em papéis vinílicos ou com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.

Primeiro de tudo, verifique se o seu papel de parede é lavável ou não. Durante a limpeza é preciso tomar cuidado para não ocorrer manchas ou rasgos, pois eles são sensíveis à fricção exagerada, por exemplo. Comece fazendo a limpeza a seco, com um pano limpo, aspirador de pó ou espanador. Você pode escolher uma ordem para não se perder na limpeza, por exemplo, comece limpando de cima para baixo e de um lado para o outro uma parede inteira, para não deixar manchas. Não use nenhum tipo de produto químico nem abrasivo.

Tipos de papel de parede e sua respectiva manutenção

  • Vinílico: É lavável. Pode ser utilizado um sabão neutro e pano úmido sem causar nenhum tipo de dano no papel de parede. Como limpar Papel de Parede vinílico: Colocar algumas gotas de sabão neutro em um balde com água morna e mexer até formar espuma. Umedecer o pano na solução e começar a passar pela parede, sempre de cima para baixo. Secar toda a parede com um pano limpo e seco.
  • TNT: Também é lavável. Por ser constituído de fibras de poliéster e celulose que imita tecido. É resistente à umidade, porém não tanto quanto o papel de parede vinílico. Pode ser limpo com detergente e um pano úmido sem causar qualquer dano ao papel de parede.
  • Tradicional: Não é lavável. Composto essencialmente de celulose (papel), é mais sensível que o papel vinílico e TNT, portanto a limpeza deve ser feita com um pano seco ou no máximo, levemente úmido.

É recomendado fazer a limpeza das manchas assim que surgirem, pois podem se impregnar de tal forma que resistam à limpeza e acabam por estragar seu papel.

Gostou das nossas dicas de Como limpar Papel de Parede? Continue acompanhando nossos posts para não perder nenhuma novidade sobre o mundo da decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?