Como as crianças podem aprender a deixar a casa mais arrumada?

Como as crianças podem aprender a deixar a casa mais arrumada?

Este pode ser um sonho de muitos pais! Ao educar as crianças a serem organizadas elas certamente vão ganhar um hábito saudável para toda as suas vidas. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Como educá-las a serem mais ordenadas? Leia a seguir algumas dicas para que as crianças possam aprender que diversão não precisa ser sinônimo de bagunça, e que elas podem, desde cedo, colaborar com a ordem doméstica e ganhar bons hábitos. Os pais agradecem! E a Quartinhos te auxilia nesta tarefa.

Organização: um hábito saudável
Muitos adultos sofrem até hoje com a falta de organização. Mudar um hábito não é fácil, especialmente se ele já vem desde criança. Quantas coisas boas deixamos de fazer por falta de ordem!

Por isso, vale a pena ensinar as crianças a serem organizadas desde muito cedo. Elas podem, por exemplo, começar aos poucos a participar da rotina doméstica, receber pequenas tarefas (compatíveis com a sua idade), ter horários para fazer as coisas etc.

Pequenas tarefas básicas

Há infinitas maneiras de dar às crianças pequenas tarefas que elas podem ficar responsáveis desde bem cedo. Guardar a roupa suja no cesto, pendurar as toalhas usadas, não deixar restos de comida na sala ou no quarto, retirar os pratos da mesa após as refeições, guardar os brinquedos usados na diversão, etc., são algumas formas de dar a eles pequenas atribuições. Com isso elas já vão aprendendo, desde pequenas, a cultivar hábitos de organização.

Brincou, guardou

Brincar com responsabilidade pode ser uma das primeiras lições. Vale a pena incentivar as brincadeiras com os irmãos, com os amiguinhos e também com os pais. Terminaram? É hora de guardar tudo no seu lugar.

A Quartinhos oferece um organizador de brinquedos muito bacana, em formato de puff. Eles são perfeitos para as crianças guardarem os seus bichinhos de pelúcia, e ainda ficam muito bonitos na decoração do quarto. Eles podem ser usados para ensiná-las a brincar e a organizar os seus brinquedos assim que a diversão termina.

Outro organizador muito bacana da Quartinhos são os porta-livros ou revisteiros. Com elas as crianças podem gastar seu tempo lendo e, em seguida, aprender a guardar em seus lugares os seus livrinhos. Os organizadores possuem diversas cores, o que as ajuda a associar cada cor a um tipo diferente de objeto, por exemplo.

Saber exigir com equilíbrio

Os pais precisam encontrar o equilíbrio entre a exigência e a tolerância. Se por um lado é importante que as crianças aprendam a ser organizadas, por outro não é necessário esperar delas uma disciplina rígida. É importante elogiar suas pequenas vitórias e animá-las quando não superam um obstáculo. Basta exigir na medida certa, incentivando e estimulando quando fazem bem as coisas.

Ordem e disciplina são necessárias às crianças para que elas:

  • Aprendam a se situar no tempo e no espaço;
  • Tenham uma vida mais saudável e equilibrada;
  • Aprendam convenções e normas sociais;
  • Adquiram hábitos que serão valiosos para o resto das vidas.
Tempo para cada coisa

Muita gente pode não gostar, e isso não precisa ser uma ação inflexível. Mas estabelecer um tempo determinado para as tarefas é algo que as crianças podem aprender desde cedo.

Isso supõe definir horários para comer, para se arrumarem para sair para a escola, para as lições, para brincarem, para ver TV, para jogar videogame, para ir dormir etc.

Ensine como fazer

Crianças aprendem com uma facilidade enorme! Tudo o que elas precisam é de alguém que as ensine direitinho como fazer as tarefas. A partir dos 2 anos elas já são capazes de aprender hábitos de ordem. E ao chegarem aos 7 ou 8 anos, já farão várias coisas por conta própria. A arrumação pode não ser “uma maravilha” no começo, mas é importante ir incentivando e corrigindo suavemente o que for preciso.

Transformar a rotina em diversão

Organizar objetos não precisa ser uma tarefa chata. Você pode transformar a organização em uma ação divertida.

Um exemplo são os ganchos de parede decorativos da Quartinhos. Eles podem combinar com a decoração do quarto e criar soluções criativas para as crianças se organizarem e se divertirem, como na hora de guardar suas pequenas mochilas nas “árvores dos macacos amigos”, por exemplo. Descubra maneiras de tornar os hábitos de ordem mais divertidos!

Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede

Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede

Quer um adesivo de parede infantil ou papel de parede infantil super fácil de aplicar?
Decoração infantil ou para o resto da casa? Está no lugar certo, vem com a gente

Clique aqui e acesse agora mesmo