Como as cores influenciam no comportamento das crianças?

Como as cores influenciam no comportamento das crianças?

As cores no comportamento das crianças é motivo de estudos durante muito tempo e é importante conhecer a influência que elas exercem antes de decorar qualquer ambiente. Decorar o quarto das crianças com adesivos ou papéis de parede não serve apenas para deixar o ambiente mais alegre e bonito visualmente, pois as cores vão influenciar em suas emoções e comportamentos. Portanto, vamos falar sobre a importância da escolha certa nas cores e como isso afeta diretamente o comportamento das crianças. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Como as cores influenciam na psicologia?

As cores são classificadas conforme sua temperatura, matiz e saturação. O olho humano detecta cores mais quentes ou frias e envia este sinal ao cérebro que tem uma área específica para decifrá-las. Os sinais são impulsos cerebrais que também atingem as glândulas reguladoras dos hormônios. Estas, por sua vez, reagem produzindo respostas emocionais e psicológicas nas crianças.

Naturalmente, este processo também ocorre nos adultos. Por isso, conhecemos pessoas que reagem positivamente ou não ante dias cinzentos ou ensolarados. É a psicologia e a influência das cores.

Quais são as reações que as cores produzem no comportamento das crianças?

Estudos científicos mostram como é a influência das cores no comportamento das crianças, na aprendizagem e na memória delas. Em todas, os excessos devem ser evitados. Elas atuam assim:

  • Azul – É uma cor fria, que cria uma atmosfera fresca e relaxante. Aumenta a criatividade e a tranquilidade. Suas tonalidades podem ser combinadas de forma muito harmoniosa.
  • Vermelho – Cor quente, da paixão, dos sentimentos fortes, do amor. É uma cor estimulante, e por isso, é ótima para combinar com outras cores.
  • Amarelo – Cor da luminosidade, que remete ao sol. É a cor da felicidade. O amarelo estimula a inteligência e é ótimo para os quartos das crianças, locais de estudo e espaços de lazer. Nas tonalidades mais claras, o amarelo pode tornar o ambiente mais aconchegante e iluminado.
  • Verde – Cor que remete à natureza. Por isso, contribui para relaxar e transmitir uma sensação de paz. É uma cor que ajuda a tornar o ambiente “mais sereno”.
  • Rosa – Outra cor relaxante, que acalma os ânimos. Pode criar um clima de paz e leveza, especialmente quando o tom é claro.
  • Roxo – O roxo e seus tons, especialmente os mais suaves, transmitem uma sensação positiva e de paz de espírito. É uma cor que evoca o lado intuitivo do cérebro, estimulando a resolução de problemas e ações com criatividade.
  • Laranja – Muito usada em ambientes educacionais. É considerada uma cor que contribui para o pensamento crítico e para estimular a memória.

Como escolher as cores certas?

Conhecendo melhor as características psicológicas das cores, podemos planejar melhor uma decoração com as cores que promovem as sensações desejadas para o ambiente e que vão influenciar positivamente no comportamento das crianças.

O quarto delas, pode conter cores suaves em combinação com detalhes em cores vivas para promover um equilíbrio entre relaxamento e estímulo. Já os locais de estudo podem receber detalhes em amarelo ou laranja, que são cores apropriadas à esta tarefa.

Também podemos optar por cores de acordo com o temperamento. Crianças muito ativas e com dificuldade de concentração requerem um ambiente mais relaxante, que as ajude a acalmar os sentimentos. Por outro lado, crianças com pouco atividade física podem se sentir mais estimuladas em ambientes com cores mais vivas.

Luzes e cores

As luzes também podem influir em nosso comportamento, conforme a sua tonalidade. Elas têm uma função de reforçar as cores ou ajudar a equilibrar um ambiente. Luzes amareladas, por exemplo, deixam um ambiente mais aconchegante e repousante.

Já as luzes mais brancas ou azuladas são estimulantes para as nossas ações e são ótimas para locais que exigem atenção e concentração, como os locais de estudo, áreas de serviço, etc.

Preste atenção às luzes. Na hora de escolher as cores dos adesivos e dos papéis de parede, lembre-se que tanto a luz solar quanto a das lâmpadas podem alterar o tom das cores escolhidas para a decoração. Preste atenção a este detalhe na hora de compor as cores.

Utilize as cores a seu favor na decoração do quarto das crianças

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o tema, que tal escolher papéis de parede ou adesivos decorativos para o quarto das crianças? Nós temos centenas de opções! Visite o site da Quartinhos e crie uma decoração perfeita que vai te ajudar a manter as cores exercendo a influência correta no comportamento das crianças!

Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede

Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede

Quer um adesivo de parede infantil ou papel de parede infantil super fácil de aplicar?
Decoração infantil ou para o resto da casa? Está no lugar certo, vem com a gente

Clique aqui e acesse agora mesmo