Como as cores influenciam no comportamento das crianças?

Adesivo de Parede Infantil Árvore Animais Outono

As cores no comportamento das crianças é motivo de estudos durante muito tempo e é importante conhecer a influência que elas exercem antes de decorar qualquer ambiente. Decorar o quarto das crianças com adesivo de parede ou papel de parede que não serve apenas para deixar o ambiente mais alegre e bonito visualmente, pois as cores vão influenciar em suas emoções e comportamentos. Portanto, vamos falar sobre a importância da escolha certa nas cores e como isso afeta diretamente o comportamento das crianças. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Como as cores influenciam na psicologia?

As cores são classificadas conforme sua temperatura, matiz e saturação. O olho humano detecta cores mais quentes ou frias e envia este sinal ao cérebro que tem uma área específica para decifrá-las. Os sinais são impulsos cerebrais que também atingem as glândulas reguladoras dos hormônios. Estas, por sua vez, reagem produzindo respostas emocionais e psicológicas nas crianças.

Naturalmente, este processo também ocorre nos adultos. Por isso, conhecemos pessoas que reagem positivamente ou não ante dias cinzentos ou ensolarados. É a psicologia e a influência das cores.

Quais são as reações que as cores produzem no comportamento das crianças?

Estudos científicos mostram como é a influência das cores no comportamento das crianças, na aprendizagem e na memória delas. Em todas, os excessos devem ser evitados. Elas atuam assim:

  • Azul – É uma cor fria, que cria uma atmosfera fresca e relaxante. Aumenta a criatividade e a tranquilidade. Suas tonalidades podem ser combinadas de forma muito harmoniosa.
  • Vermelho – Cor quente, da paixão, dos sentimentos fortes, do amor. É uma cor estimulante, e por isso, é ótima para combinar com outras cores.
  • Amarelo – Cor da luminosidade, que remete ao sol. É a cor da felicidade. O amarelo estimula a inteligência e é ótimo para os quartos das crianças, locais de estudo e espaços de lazer. Nas tonalidades mais claras, o amarelo pode tornar o ambiente mais aconchegante e iluminado.
  • Verde – Cor que remete à natureza. Por isso, contribui para relaxar e transmitir uma sensação de paz. É uma cor que ajuda a tornar o ambiente “mais sereno”.
  • Rosa – Outra cor relaxante, que acalma os ânimos. Pode criar um clima de paz e leveza, especialmente quando o tom é claro.
  • Roxo – O roxo e seus tons, especialmente os mais suaves, transmitem uma sensação positiva e de paz de espírito. É uma cor que evoca o lado intuitivo do cérebro, estimulando a resolução de problemas e ações com criatividade.
  • Laranja – Muito usada em ambientes educacionais. É considerada uma cor que contribui para o pensamento crítico e para estimular a memória.

Como escolher as cores certas?

Adesivo de Parede Vôo das Borboletas 55 un
Adesivo de Parede Borboletas tons vivos em ambiente colorido

Conhecendo melhor as características psicológicas das cores, podemos planejar melhor uma decoração com as cores que promovem as sensações desejadas para o ambiente e que vão influenciar positivamente no comportamento das crianças.

O quarto delas, pode conter cores suaves em combinação com detalhes em cores vivas para promover um equilíbrio entre relaxamento e estímulo. Já os locais de estudo podem receber detalhes em amarelo ou laranja, que são cores apropriadas à esta tarefa.

Também podemos optar por cores de acordo com o temperamento. Crianças muito ativas e com dificuldade de concentração requerem um ambiente mais relaxante, que as ajude a acalmar os sentimentos. Por outro lado, crianças com pouco atividade física podem se sentir mais estimuladas em ambientes com cores mais vivas.

Luzes e cores

As luzes também podem influir em nosso comportamento, conforme a sua tonalidade. Elas têm uma função de reforçar as cores ou ajudar a equilibrar um ambiente. Luzes amareladas, por exemplo, deixam um ambiente mais aconchegante e repousante.

Já as luzes mais brancas ou azuladas são estimulantes para as nossas ações e são ótimas para locais que exigem atenção e concentração, como os locais de estudo, áreas de serviço, etc.

Preste atenção às luzes. Na hora de escolher as cores dos adesivos de parede e dos papéis de parede, lembre-se que tanto a luz solar quanto a das lâmpadas podem alterar o tom das cores escolhidas para a decoração. Preste atenção a este detalhe na hora de compor as cores.

Utilize as cores a seu favor na decoração do quarto das crianças

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o tema, que tal escolher papéis de parede ou adesivos decorativos para o quarto das crianças? Nós temos centenas de opções! Visite o site da Quartinhos e crie uma decoração perfeita que vai te ajudar a manter as cores exercendo a influência correta no comportamento das crianças!

Siga a Quartinhos nas redes sociais: FacebookInstagramPinterest e Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?