Como a decoração pode ajudar a viver o espírito do Natal?

Adesivo de Porta Decoração Natal Frase

Para muita gente, o Natal é uma época de reflexão. As raízes cristãs da festa e o clima familiar da celebração, em meio ao final de mais um ano, faz com que muita gente aproveite o clima natalino para refletir sobre sua vida e fazer novas resoluções. Acompanhe mais essa dica da Quartinhos Adesivos e Papeis de Parede.

Mesmo pessoas que não possuem a mesma fé costumam aproveitar o clima do Natal como uma forma de repensar suas atitudes. Assim, aproveitam a ocasião para viver mais intensamente a caridade, a perdoar mágoas, a recuperar amizades, enfim, a fazer do Natal um momento de renovação de seu comportamento, sempre buscando uma melhoria.

Mas, para quem tem fé no sentido cristão do Natal, que é o nascimento de Cristo, é preciso “entrar no clima”. As agitações de final de ano, as preocupações com festas, viagens, presentes, a finalização dos trabalhos etc. muitas vezes ofuscam o lado espiritual da celebração e levam as pessoas a não aproveitar o seu mais profundo sentido.

E como que a decoração de Natal pode ajudar a reforçar esse sentido?

A decoração pode relembrar o sentido cristão

Felizmente, o costume de decorar casas – e até locais de trabalho, lojas, comércios etc. – com enfeites de Natal é um costume ainda muito vivo na sociedade. E essa decoração pode ser um lembrete constante do sentido cristão. Ao nos depararmos com os enfeites natalinos, presépios, árvores de Natal, etc., podemos relembrar do sentido do Natal e dos ensinamentos cristãos desse acontecimento.

O sentido de algumas alegorias

Na decoração de Natal, é comum o uso de velas (que simbolizam a luz de Cristo), estrelas (uma alusão à estrela de Belém) e anjos (que segundo a tradição cristã, apareceram aos pastores de Belém) etc. As luzes que adornam fachadas de casas, árvores, objetos etc. também remontam à luz de Cristo da noite de Natal.

A árvore, por sua vez, tem uma tradição antiga de simbolizar a vida. Povos anteriores a Cristo já usavam esta imagem, que foi posteriormente reforçada pelos povos cristãos. Assim, a árvore de Natal pode ser um modo de aludir à vida espiritual e seu renascimento, um aspecto importante do sentido cristão da festa.

Presépio

O presépio é o elemento central da decoração natalina. A representação da cena do nascimento de Cristo é uma tradição que nasceu com São Francisco de Assis, no ano de 1223, na cidade de Greccio, na Itália. Na ocasião ele armou um presépio com o maior realismo possível. A população local aderiu ao costume e ele foi perpetuado, espalhando-se mundo afora.

Há muitas maneiras de ter um presépio em casa, com as imagens em miniatura. A Quartinhos criou uma alternativa, muito útil para quem não tem muito espaço em casa: um presépio de parede. Composto de pequenos quadros, ele pode ficar em destaque em sua casa e servir como um ótimo lembrete do sentido espiritual do Natal!

Presépio de Parede Quadro Natalino Noite de Natal – kit com 3 quadros
Presépio em quadros de parede

Crie a sua decoração de Natal

Para manter vivo o sentido cristão do Natal vivo em sua família, uma maneira é criar a sua própria decoração em casa. Árvore, presépio, enfeites, luzes, guirlandas etc. podem ajudar à sua família a “entrar no clima do Natal”.

Conte com a Quartinhos para entrar no clima! A Quartinhos oferece lindos adesivos e placas decorativas com temas de Natal que vão deixar a sua casa ainda mais linda nesta festa. Aproveite bem o seu Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?